terça-feira, 18 de setembro de 2012

Defeitos em celulares, computadores e produtos da linha branca lideram reclamações nos Procons

Fonte. Globo
 
Direito do consumidor: o Bom Dia Brasil teve acesso, com exclusividade, a um levantamento feito pelo Ministério da Justiça. E a principal reclamação nos Procons em todo o Brasil são os defeitos nos produtos, especialmente celulares, computadores e produtos da linha branca – geladeiras, fogões. O cadastro traz apenas queixas que viraram processos nos Procons. Os órgãos de defesa do consumidor tiveram que fazer mais de três mil audiências só no ano passado.

Segundo a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, houve um grande acesso dos consumidores a produtos, que não foi seguido de qualidade no pós-venda. “Temos problemas de assistência técnica, falta de peça de reposição, problemas muito básicos que os consumidores ainda estão enfrentando. Nós vamos cobrar uma resposta das empresas, a indústria e o varejo, para que melhorem o atendimento ao consumidor. Serão todas chamadas no Ministério da Justiça”, explica.

A secretária afirma que 60% dos problemas são solucionados via Procon, mas o resto precisa ir para a justiça. Ela diz que a secretaria está trabalhando com o Conselho Nacional de Justiça para tomar medidas que evitem o conflito de consumo no judiciário, mas que é importante que todos colaborem e respeitem os consumidores.


 

Nenhum comentário: