quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Caixa: agência não pode restringir poupança


Banco notificou unidades sobre política de não exigir aplicação mínima

 Fonte: O Globo


RIO — A Caixa Econômica Federal enviou um comunicado nesta quarta-feira à sua rede de agências reafirmando a política de não exigir aplicação mínima a quem deseja ter uma poupança na instituição. Como O GLOBO mostrou na edição de quarta-feira, além da Caixa, agências do Itaú Unibanco, do Santander e do Bradesco estão exigindo um investimento mínimo que chega a mil reais na hora de abrir uma caderneta. Entre os grandes bancos de varejo, apenas o Banco do Brasil não tem piso para aplicação.
A Caixa também afirma que reforçou sua política para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco. Sete agências da Caixa pesquisadas pelo GLOBO exigiram investimento inicial de até cem reais para a poupança.
Aplicações mínimas entre R$ 50 e mil reais foram encontrados em 19 de 35 agências no Rio de Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. No Banco do Brasil, não se exigia aplicação mínima, mas três de sete unidades solicitavam comprovante de renda.
Segundo a Caixa, quem encontrar qualquer barreira para abrir uma caderneta em suas agências podem registrar queixa na Ouvidoria, pelo telefone 0800 725 7474.
Não há regulamentação nem do Banco Central (BC) nem do Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre o assunto, mas, tradicionalmente, não existia aplicação mínima na poupança.
Para estudiosos do setor bancário, a redução da taxa básica de juros no país ao seu menor patamar histórico causou uma diminuição também nos altos lucros das instituições financeiras com empréstimos. Com isso, afirmam, as empresas direcionaram mais o foco para produtos com maior retorno, como os fundos de investimentos. Além disso, a preocupação com os custos aumentou, tornando mais rígidas as metas para o desempenho das agências.
Como não tem taxa de administração ou Imposto de Renda, a caderneta vinha oferecendo ganhos mais altos que o dos fundos, já que tinha garantido rendimento de TR mais 0,5% ao mês. O governo, então, alterou a remuneração para 70% da taxa básica, quando esta atingir 8,5% ao ano ou ficar abaixo disso, o que aconteceu em junho.