quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A advocacia e a representatividade da democracia e liberdade.

A advocacia é um pilar da estrutura democrática da sociedade, é por ela que até mesmo os que não tem voz se impõem, e é por ela que a justiça se incorpora.

O advogado em seu manifesto faz com que a pretensão de seu cliente ative a máquina estatal, que reconhecendo seu direito busca efetivar o que tanto persegue.

Por muitas vezes relegado ao esquecimento, quando o objetivo é alcança é inegável sua contribuição para que a civilidade seja o único sentido da nossa existência.


Assim como dizia o mestre Rui Barbosa "[...] nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça; e, pela minha parte, sempre que diante de mim se levanta uma consulta, se formula um caso jurídico, eu o encaro sempre como se fosse um magistrado a quem se propusesse resolver o direito litigiado entre partes. Por isso, não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele".

O Advogado e a OAB, sempre tiveram papel importante no país, exercendo a defesa dos interesses da sociedade como um todo. Assim foi nas “Diretas Já”, no processo de reforma do Judiciário, bem como nas eleições em geral, pois participa continuamente no processo democrático e nos movimentos de combate a corrupção eleitoral.

O advogado, é o mais legitimo representante dos interesses do cidadão, ao meu entender é um verdadeiro sacerdócio,pois é ele quem age como o guardião das liberdades, do patrimônio e da vida das pessoas como um todo.

No mundo moderno de hoje,o advogado deixou de ser apenas aquele mandatário direto, e passou a ser indispensável ao cotidiano de seus clientes,para solução e prevenção das questões que envolvem a vida de forma geral.

Só sabe o valor do advogado aquele que necessitando atingir o bem jurídico tutelado busca no empenho profissional a efetividade de seu querer.

Ser advogado é uma devoção ao sentimento de justiça, é uma perseguição ao acolhimento da verdade...

Por fim, o Advogado pratica a almejada justiça, pois sua atuação é pautada nos princípios da legalidade e da moralidade administrativas, auxiliando o Estado no estabelecimento da ordem, e buscando sempre a harmonia entre seus cidadãos.