quarta-feira, 25 de julho de 2012

Justiça nega liminar e TIM segue impedida de vender chips

Fonte: Uol

Operadora entrou com mandado de segurança, mas juiz alegou que a decisão da Anatel não prejudica o consumidor 23 de Julho de 2012 | 13:40h


Justiça nega liminar e TIM segue impedida de vender chips

Operadora entrou com mandado de segurança, mas juiz alegou que a decisão da Anatel não prejudica o consumidor
23 de Julho de 2012 | 13:40h

6
Share

A Justiça negou o pedido de liminar da TIM e manteve a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de suspender a venda de novas linhas da operadora em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O juiz Tales Krauss Queiroz, da 4ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, acatou o pedido feito pela operadora e afirmou que a medida da Anatel é regular, não prejudica a livre concorrência e não representa nenhum prejuízo ao consumidor.

Ele também destacou a importância da medida da Anatel, que suspendeu uma operadora por Estado, mantendo a concorrência entre outras três. "O consumidor, legitimamente, quer pagar menos e falar mais. E quer um serviço de qualidade", afirmou.

A TIM garantiu que vai investir R$ 3 bilhões em infraestrutura para melhorar os seus serviços.

A decisão da Anatel de suspender a venda de linhas telefônicas da Claro, TIM e Oi pelo país começou a valer hoje. A Claro não pode comercializar chips em três estados, enquanto a Oi não pode em cinco. Caso descumpram a decisão, elas pagarão multa de R$ 200 mil por dia.





As operadoras TIM, Oi e Claro podem ficar um bom tempo sem vender novas linhas. Embora as três já tenham iniciado conversas com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o órgão informou que não há previsão sobre quando a suspensão será revertida.

"Não temos prazo", afirmou o superintentende de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, à Agência Brasil. Segundo ele, em seis meses os usuários de telefone celular conseguirão notar alguma melhoria nos serviços de voz e dados, mas isso não garante a volta das operadoras.

As três foram proibidas pela Anatel de comercializar novos chips e modems a partir da próxima segunda-feira (23/07) por conta de diversos problemas constatados pelos clientes e relatados à agência reguladora.

Foi estipulado um prazo máximo de 30 dias para que as envolvidas apresentem planos detalhados de investimentos, como compra de equipamentos e melhoria do atendimento ao cliente. Até agora, nenhuma das envolvidas apresentou um plano que cumpra todas as medidas exigidas pela Anatel.

A Claro se apresentou primeiro, mas teve seu planejamento chamado de "esboço". A TIM conversou com o órgão ontem (19/07) e deve levar suas ideias na segunda-feira. Já os representantes da Oi visitaram hoje a Anatel. Ramos declarou que gostou do que viu, mas que o plano ainda não é o ideal

Nenhum comentário: